Secções
Entrar

Morreu aos 90 anos arquiteto português Victor Consiglieri

12 de abril de 2019 às 15:15

Arquiteto trabalhou nas Habitações Económicas e colaborou nos projetos para os bairros Silva Porto e de Queluz.

O arquiteto português Victor Consiglieri morreu na quarta-feira, a poucos dias de completar 91 anos, anunciou a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.

Nascido em Lisboa, em 05 de maio de 1928, Victor Consiglieri foi professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na Universidade Moderna de Lisboa, na Universidade de Évora, entre outras.

Consiglieri iniciou a sua atividade como arquiteto na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas, em 1954, segundo os dados biográficos disponibilizados pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.

Passou pelas Habitações Económicas -- Federação das Caixas de Previdência, onde trabalhou nas Habitações Económicas e colaborou nos projetos para os bairros Silva Porto e de Queluz, tendo transitado para a Comissão dos Equipamentos Coletivos da Secretaria de Estado da Segurança Social, onde elaborou vários projetos para equipamentos sociais.

Victor Consiglieri projetou um conjunto de moradias e de edifícios públicos como a sede da Agência Militar no Largo da Sé em Lisboa, o edifício da GNR em Almodôvar e projetos para os edifícios da GNR em Alvaiázere e Reguengos de Monsaraz.

O arquiteto realizou ainda projetos para entidades oficiais como a Escola Agrícola em Cabo Verde ou a Igreja em Moçâmedes, em Angola.

O funeral realiza-se hoje às 11:30, no cemitério dos Olivais, em Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela