Secções
Entrar

Já há um dia internacional para a Matemática

26 de novembro de 2019 às 21:15

O Dia Internacional da Matemática foi uma iniciativa da União Internacional de Matemática e teve o apoio de várias sociedades científicas

A matemática vai passar a ter um Dia Internacional, que se celebrará em 14 de março a partir de 2020, foi hoje aprovado em sede da UNESCO, anunciou a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

A proclamação de 14 de março como Dia Internacional da Matemática foi hoje oficializada na 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), que termina na quarta-feira em Paris, França.

A efeméride já tinha sido aprovada em outubro pelo Conselho Executivo da UNESCO, mas tinha de ser ratificada na Conferência Geral.

Até agora, 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do Pi. A data é escrita como 3/14 em alguns países e a constante matemática Pi é aproximadamente 3,14.

O Dia Internacional da Matemática foi uma iniciativa da União Internacional de Matemática, organização dedicada à cooperação internacional no domínio da matemática, e teve o apoio de várias sociedades científicas, incluindo a SPM, cujo vice-presidente, Fabio Chalub, integra a comissão internacional de gestão das atividades propostas para assinalar a data.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela