Secções
Entrar

Dezasseis distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão de chuva

29 de novembro de 2018 às 07:43

Além do mau tempo, nove barras estão hoje fechadas a toda a navegação e outras três estão condicionadas.

Dezasseis distritos de Portugal continental estão até ao meio da tarde de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo oInstituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora estão sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo toda a costa portuguesa devido à previsão de agitação marítima forte até ao meio da tarde de hoje, prevendo-se ondas de oeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, nove barras estão hoje fechadas a toda a navegação e outras três estão condicionadas.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, S. Martinho de Porto e Ericeira, no continente, e a barra de Lajes do Pico, nos Açores.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior 15 e 35 metros, respetivamente.

Segundo a Marinha, a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros.

Por causa dos avisos de mau tempo, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou na quarta-feira para a possibilidade de inundações e quedas de árvores devido à chuva persistente e por vezes forte que está prevista para as próximas 48 horas.

Num aviso à população feito na quarta-feira, a Protecção Civil referia que o IPMA previa, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação persistente e por vezes forte, trovoadas e agitação marítima na costa ocidental.

A ANPC adiantava que para hoje se prevêem períodos de chuva persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros fracos a partir do início da tarde nas regiões Norte e Centro e estendendo-se gradualmente à região Sul.

A Protecção Civil referia também que até ao meio da tarde de hoje, haverá ondas de oeste e noroeste com quatro a cinco metros, na Costa Ocidental.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela