Secções
Entrar

Cientistas criam droga que replica efeitos do exercício

02 de maio de 2017 às 18:11

A equipa de investigadores deu a ratos a substância e conseguiu aumentar a sua capacidade de correr até à exaustão

Cientistas norte-americanos criaram um químico capaz de melhorar a capacidade atlética em 70 por cento, experimentando com ratos de laboratório, um processo que poderá ser usado em pessoas idosas, obesas ou com limitações de mobilidade.

1 de 5

Estas pessoas, privadas de fazer treino aeróbico durante o tempo necessário para colherem daí benefícios e resistência, poderão vir a ter maneira de estimular os genes que são activados quando se pratica corrida, conclui um estudo publicado hoje na revista especializada Cell Metabolism.

Investigadores do instituo Salk conseguiram usar um composto que imita os efeitos do exercício, incluindo o consumo de gorduras e o desenvolvimento de resistência muscular.

Pessoas com problemas cardíacos, doenças pulmonares, diabetes tipo 2 e outras poderão obter esses benefícios.

A equipa de investigadores deu a ratos a substância e conseguiu aumentar a sua capacidade de correr até à exaustão em 70 por cento, de 160 para 270 minutos.

Os ratos só pararam quando o seu nível de glucose sanguínea atingiu, 70 miligramas por decilitro. "Pode melhorar-se a resistência para um nível equivalente ao de alguém que treina corrida, mas sem todo o esforço físico,", afirmou o investigador Weiwei Fan, primeiro autor do estudo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela