Secções
Entrar

30 toneladas de sal para fazer tapetes em Viana do Castelo

19 de agosto de 2015 às 10:08

As festas da Senhora d'Agonia começam na quinta-feira, dia 20 de Agosto

A confecção dos tapetes por onde vai passar, na quinta-feira, o andor da Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores de Viana do Castelo, começa hoje em seis ruas da ribeira, com cerca de 30 toneladas de sal.

A confecção dos tapetes de sal, um dos mais típicos números da Romaria d'Agonia, realiza-se sempre na noite anterior ao dia da padroeira, 20 de Agosto, feriado municipal, mobilizando centenas de pessoas, sobretudo moradores daquela zona.

Como manda a tradição é por estes tapetes que o andor da Senhora d'Agonia irá passar no regresso da também típica procissão ao mar e ao rio.

A sua preparação começa meses antes da festa mas a sua confecção é que atrai milhares de forasteiros que se perdem pelas tasquinhas da ribeira, animadas durante toda noite com concertinas e cantares ao desafio.

Na quinta-feira, primeiro dia de festas, realizar-se-á, às 14h30, a eucaristia na igreja de Nossa Senhora da Agonia, seguida da procissão ao mar e ao rio, um dos números mais emblemáticos da Romaria mas também dos mais recentes, já que se realiza, sempre a 20 de Agosto, quinta-feira, apenas desde 1968.

Já o culto em Viana do Castelo à padroeira dos pescadores tem a sua primeira referência escrita em 1744.

Segundo a VianaFestas, entidade que organiza a Romaria, este ano caberá ao barco de pesca "Senhoria da Agonia", devidamente engalanado, a tarefa de levar a imagem da santa padroeira que lhe dá o nome.

Já a embarcaçãoSempre em frentelevará o andor da Senhora de Monserrate, o barcoDeus Quertransportará a imagem de São Pedro, e oMontariaa Senhora dos Mares.

Nas margens, milhares de pessoas concentram-se para ver e saudar a procissão, envolvendo mais de uma centena de embarcações de pesca e de recreio.

No regresso a terra, os pescadores transportam os andores de novo à igreja, agora pelas ruas da ribeira onde na noite anterior foram confeccionados os típicos tapetes de sal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela