Secções
Entrar

Papa admite que já pensou no momento da despedida

15 de maio de 2018 às 19:00

O assunto foi falado quando o papa abordava a despedida do apóstolo Paulo aos anciãos para ir a Jerusalém.

O papa Francisco confessou esta terça-feira que já pensou no momento em que, como qualquer bispo, deva "despedir-se" dos seus fieis, durante a homilia da missa matutina na sua residência, a Casa de Santa Marta do Vaticano.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

O assunto foi falado quando o papa abordava a despedida do apóstolo Paulo aos anciãos para ir a Jerusalém. "Quando leio isto penso em mim, porque sou bispo e devo despedir-me", disse, citado pelo canal de informação do Vaticano.

"Peço ao Senhor a graça de poder despedir-me assim. E no exame de consciência não sairei vencedor como Paulo (...) Mas o Senhor é bom, é misericordioso", disse.

E lembrou aos bispos que o seu dever é "proteger o rebanho" e não "trepar por uma carreira eclesiástica".

Numa entrevista em 2015, o papa argentino já tinha dito que tinha a sensação de que o seu papado seria breve, de "quatro ou cinco anos".

"Tenho a sensação de que o meu pontificado vai ser breve, quatro ou cinco anos. Dois já passaram", disse, explicando que era uma sensação "um pouco vaga", como a de alguém que se mentaliza que vai perder um jogo, para não se desiludir se perder e ficar contente se ganhar.

E sobre a renúncia do seu antecessor, Bento XVI, em 2013, disse que o papa abriu uma porta. "Penso que o que Bento XVI fez com muita coragem foi abrir a porta aos papas eméritos. Bento não deve ser considerado como uma excepção, mas como uma instituição", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela