Secções
Entrar

Efemérides: os momentos que marcaram julho e agosto ao longo dos tempos

Ricardo Santos 02 de julho de 2023 às 11:00

Eventos, personalidades, feitos, conquistas e nascimentos que ajudaram a fazer a história da Humanidade.

O verão já chegou e com ele as recordações de momentos que ficaram para a história. Recorde agora os dias de julho e agosto e as curiosidades que aconteceram nesses dias ao longo dos tempos.

JULHO
Lembra-se quando era uma dor de cabeça - e para a carteira - fazer uma chamada telefónica internacional? Era preciso ligar para a Marconi, falar com uma operadora, dar o número e esperar pela ligação. E essa já era uma modernidade, se compararmos com o momento em que foi efetuada a primeira ligação internacional por telefone. Aconteceu a 1 de julho de 1881, há 142 anos e pôs em contacto duas pessoas em países distintos. Uma estava em St. Stephen, New Brunswick, no Canadá; a outra em Calais, no Maine, EUA, separadas por menos de dois quilómetros, com o rio St. Croix a servir de fronteira.

Distância mais longa separou o início e o fim da primeira Volta à França em bicicleta. O Tour mais famoso do mundo estreou a 1 de julho de 1903, há 120 anos. Foi composto de seis etapas para um total de mais de 2400 quilómetros, tendo terminado com a vitória de Maurice Garin, um italo-francês que viria a ganhar também a segunda edição da prova, mas que acabou desclassificado por, alegadamente, ter apanhado boleia de um comboio.

AGOSTO
A 4 de agosto passam 445 anos desde o momento em que Portugal ficou órfão do seu rei mais desejado. Nesse dia, em Al Kasr al Kebir, Marrocos, D. Sebastião foi morto em combate e assim se iniciou uma crise de sucessão ao trono de que ainda hoje se fala. Com ou sem nevoeiro, el-rei não voltou, o seu tio (o cardeal Henrique de Évora) assumiu o poder como Henrique I até 1580, ano em que chegaram os Filipes de Espanha e Portugal fez uma pausa de 60 anos enquanto estado independente.

Também a 4 de agosto, mas de 1693, uma novidade chegou para ficar. Esta é a data tradicionalmente adotada para marcar o momento em que o monge beneditino Pierre Pérignon terá criado o champanhe, o mais famoso dos vinhos gaseificados. Este homem do clero tinha profundos conhecimentos de filosofia e teologia, mas foi na adega da Abadia de Saint-Pierre de Hautvillers, até à sua morte em 1715, que se dedicou à produção de vinhos históricos.

Foi igualmente num 4 de agosto, mas de 1944, que se escreveu mais uma página triste da II Guerra Mundial. Nessa sexta-feira, a denúncia de um informador neerlandês levou à detenção da jovem Anne Frank, escondida numa casa de Amesterdão, com a família e mais quatro pessoas. Ficou o seu diário para contar uma história que não pode ser esquecida. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela