Secções
Entrar

Zuckerberg promete que moeda do Facebook vai ser segura

25 de julho de 2019 às 08:41

O fundador da rede social prometeu que a Libra, a moeda digital que pretende lançar, vai ser "segura, estável e bem regulada", procurando tranquilizar os reguladores do mundo inteiro.

O dirigente doFacebook, Mark Zuckerberg, prometeu na quarta-feira que a Libra, a moeda digital que pretende lançar, vai ser "segura, estável e bem regulada", procurando tranquilizar os reguladores do mundo inteiro.

Perante a desconfiança que o projeto tem suscitado, desde a sua apresentação há alguns meses a uma trintena de parceiros,Mark Zuckerberginsistiu na nova abordagem do Facebook, que diz pretender transparente.

"A nossa forma de abordar aLibra- como outros temas sociais importantes, à semelhança da codificação dos dados ou a regulação dos conteúdos, que compreendemos serem temas sensíveis - tem sido a de um diálogo aberto", insistiu o fundador do Facebook, durante uma conferência telefónica com analistas financeiros.

"O Facebook de há alguns anos teria, sem dúvida, lançado o produto sozinha, mas agora a nossa abordagem, em todas as frentes, consiste em expor as nossas ideias e os valores que um serviço potencial deve ter e dedicar o tempo que for preciso para responder às questões dos reguladores, dos peritos e dos utilizadores e determinar qual a melhor maneira de avançar", sublinhou, antes de acrescentar: "É esta a nossa intenção em relação à Libra".

Zuckerberg explicou que está à espera de numerosas questões sobre um domínio tão regulado como as moedas e as transações financeiras.

De facto, as reações têm sido de inquietação, mesmo claramente hostis.

Na última reunião dos ministros das Finanças e banqueiros centrais do grupo das sete economias mais industrializadas, o designado G7, em Chantilly, França, o tema foi discutido e os participantes alertaram para os riscos que projetos de cripto-moedas, como o da Libra, representam para o sistema financeiro internacional.

Muito crítico, desde o anúncio do projeto, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, afirmou, por ocasião desta reunião, em 18 de julho, que "todos os membros do G7 manifestaram fortes inquietações com este projeto Libra".

Ao anunciar, em meados de junho, a criação desta moeda digital que representa um modo de pagamento alternativo aos circuitos bancários tradicionais, o Facebook quer alterar o sistema financeiro mundial, ao permitir às pessoas que estão privadas do acesso a serviços bancários a possibilidade de transferir dinheiro e aceder a alguns serviços e produtos na internet.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela