Secções
Entrar

Trinta e cinco crias de lince ibérico sobreviveram em época reprodutiva este ano

23 de julho de 2019 às 18:56

Programa de conservação Ex-situ esperava mais sobreviventes. As crias nasceram de 27 casais, seis dos quais formaram-se no centro de Silves, em Portugal.

Trinta e cinco crias delinces ibéricossobreviveram entre os 50 que nasceram este ano em centros de Espanha e Portugal, anunciou esta terça-feira o programa de conservação Ex-situ, que esperava mais sobreviventes.

As crias nasceram de 27 casais, seis dos quais formaram-se no centro deSilves, em Portugal. Dos 50 nascimentos, 35 crias sobreviveram ao desmame, uma percentagem inferior ao verificado em temporadas reprodutivas anteriores, com os dados de entre 2005 e 2018 a apontarem para uma expectativa de entre 37 e 48 crias.

O número inferior de sobreviventes deve-se em parte ao período em que as crias lutam entre si, que este ano provocou a morte de quatro delas.

Os técnicos do projeto destacam que das sete fêmeas que acasalaram pela primeira vez este ano, quatro conseguiram parir.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela