Secções
Entrar

Sporting de Braga bate Santa Clara e está nas meias da Taça

29 de janeiro de 2021 às 22:37

O resultado ficou praticamente sentenciado ainda na primeira parte, com os golos de Ricardo Horta aos 25 minutos e Abel Ruiz aos 43, tendo o Santa Clara reduzido mesmo no fim, por Cryzan.

O Sporting de Braga venceu hoje o Santa Clara por 2-1, números escassos para a superioridade que demonstrou ao longo de todo o jogo, e apurou-se para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol.

O resultado ficou praticamente sentenciado ainda na primeira parte, com os golos de Ricardo Horta (25 minutos) e Abel Ruiz (43), tendo o Santa Clara reduzido mesmo no fim, por Cryzan (90+6).

Apesar da diferença mínima, o jogo teve quase só um sentido e os minhotos desperdiçaram várias oportunidades para dilatar o marcador diante de um Santa Clara que praticamente não incomodou o último reduto contrário.

Ambos os treinadores fizeram muitas alterações em relação aos últimos 'onzes', oito o dos bracarenses e sete o dos açorianos, e foi a equipa da casa que entrou melhor na partida, com um remate cruzado de Ricardo Horta, aos 13 minutos, a dar o mote.

O Sporting de Braga adiantou-se no marcador quando o Santa Clara jogava momentaneamente com 10 jogadores, por lesão de Costinha (entrou depois Ukra).

Fransérgio solicitou Abel Ruiz na direita e o espanhol, com um bom trabalho, assistiu Ricardo Horta para o golo inaugural (25).

Pouco depois, foi no Sporting de Braga que se registou uma lesão, e aparentemente grave, com Iuri Medeiros a sair muito queixoso do joelho esquerdo, na sequência de um lance em que até fez falta. O clube informou que o extremo contraiu uma entorse traumática no joelho e será reavaliado nas próximas 48 horas.

O único sinal de algum perigo para o Santa Clara no primeiro tempo surgiu num remate de zona frontal de Anderson Carvalho (32), exceção a uma incapacidade ofensiva quase nula dos visitantes.

Seria a equipa da casa a voltar a marcar, por Abel Ruiz: Ricardo Horta iniciou o contra-ataque, depois conduzido por Galeno por algumas dezenas de metros, até à assistência final ao ex-FC Barcelona, que fez o seu quinto golo na Taça de Portugal (seis no total em todas as competições).

Após o intervalo, Daniel Ramos reforçou o ataque, retirando um central e um avançado e lançando dois homens para a linha da frente, Carlos Júnior e Cryzan, o único que agitou um pouco o jogo.

Oportunidades de golo só para os bracarenses: Esgaio, após um grande passe de Al Musrati, rematou de primeira para defesa difícil de André Ferreira (51) e, no minuto seguinte, um 'tiro' de muito longe de Piazon fez a bola ainda 'beijar' o poste.

Aos 56 minutos, Esgaio voltou a estar muito perto de marcar, tendo atirado ao poste após passe de Ricardo Horta e, cinco minutos depois, Abel Ruiz, de cabeça, obrigou André Ferreira a defesa difícil.

O Santa Clara tinha muitas dificuldades a atacar: Cryzan deixou um aviso aos 65 minutos, mas o golo, com passe de Hidemasa, surgiu tarde demais (90+6).

Nas meias-finais, o Sporting de Braga vai defrontar o vencedor do Gil Vicente-FC Porto, que se disputa também hoje.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela