Secções
Entrar

Sindicatos chegam a acordo com ANA e desconvocam greve de 19 a 21 de agosto

10 de agosto de 2022 às 17:46

Sintac e SQAC adiantam que "foi possível encontrar uma posição de consenso entre as partes", que envolveu abertura para contratações e aumento salarial.

Os sindicatos que representam os trabalhadores da ANA/VINCI, gestora de aeroportos, chegaram hoje a acordo com a empresa e desconvocaram a greve agendada para 19, 20 e 21 de agosto.

"Após várias horas de negociações, numa reunião que teve ontem [terça-feira] início nas instalações da DGERT [Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho] e culminou hoje, 10 de agosto, o Sintac [Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil] e SQAC [Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial] chegaram a acordo com a ANA/VINCI", informou o Sintac, em comunicado.

Assim, as estruturas desconvocaram a paralisação que estava agendada para os dias 19, 20 e 21 de agosto, porque, segundo o sindicato, "foi possível encontrar uma posição de consenso entre as partes".

"Do acordo resultou uma clara abertura para fazer face à escassez de RH [recursos humanos] nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e a negociação de um AE (acordo de empresa), os dois últimos a concretizar através de mediação da DGERT", explicou o sindicato.

Neste sentido, empresa e sindicatos vão encetar, em 14 de setembro, reuniões para fazer um levantamento dos trabalhadores necessários e iniciar o processo de recrutamento.

"Ao dia de hoje temos aquilo a que denominamos de 'acordo possível'. No entanto, não nos esquecemos de que tempos difíceis estão por vir e que a empresa -- ANA/VINCI -- terá de que fazer repercutir nos salários dos trabalhadores a inflação galopante e os seus próprios resultados, que se adivinham muito bons", referiu, na mesma nota, o dirigente do Sintac para a ANA- Aeroportos, Ruben Simas.

O Sintac também avançou hoje com um pré-aviso de greve, que abrange os trabalhadores da Portway (detida pela ANA) dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, para 26, 27 e 28 de agosto.

"Em causa está a política de RH [recursos humanos] assumida ao longo dos últimos anos pela Portway, empresa detida pelo Grupo VINCI, de confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações", indicou o sindicato, em comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela