Secções
Entrar

São Jorge sem eventos sísmicos sentidos desde quinta-feira

14 de maio de 2022 às 15:24

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, em 19 de março, já foram sentidos pela população 273 sismos dos mais de 33.700 registados.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) não regista sismos sentidos pela população na ilha de São Jorge desde quinta-feira.

De acordo com a página da Internet do CIVISA, o último sismo sentido pela população ocorreu às 17:01 locais (18:01 em Lisboa) de quinta-feira, com intensidade IV na escala de Mercalli Modificada.

O abalo teve magnitude 2,6 na escala de Richter e epicentro a um quilómetro da Beira, no concelho das Velas.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica salienta que a atividade sísmica que se tem vindo a registar naquela ilha, desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno - Silveira, "continua acima do normal".

Na sexta-feira, o CIVISA contabilizou cerca de 152 eventos, referindo que a atividade sísmica estava "estacionária em relação ao observado no dia anterior".

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje, "foram contabilizados aproximadamente 89 eventos".

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, em 19 de março, já foram sentidos pela população 273 sismos dos mais de 33.700 registados.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

Na quinta-feira, o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, Rui Marques, disse que a crise na ilha de São Jorge se mantém com um "padrão constante" desde março.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela