Secções
Entrar

Rajoy denuncia "delírios autoritários" na Catalunha

05 de julho de 2017 às 10:53

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu "confiança no futuro" face aos "delírios autoritários e frentistas" dos que defendem a independência da Comunidade Autónoma da Catalunha

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu hoje em Madrid "confiança no futuro" face aos "delírios autoritários" dos que defendem a independência da Comunidade Autónoma da Catalunha.

"A todos lhes digo que mantenham a confiança no futuro, porque os delírios autoritários e frentistas nunca poderão vencer a serenidade e o equilíbrio do Estado democrático", disse Mariano Rajoy.

O chefe do executivo espanhol respondia assim ao anúncio feito na terça-feira em Barcelona da futura lei catalã sobre o Referendo de Autodeterminação, apresentada pelos partidos que formam o governo regional: Juntos pelo Sim (JxSí, coligação separatista de direita e esquerda) e a Candidatura de Unidade Popular (CUP, extrema esquerda separatista).

Essa lei prevê que a independência será declarada em menos de 48 horas, se o "sim" à autodeterminação desta região espanhola ganhar o referendo que os independentistas convocaram para 1 de Outubro próximo.

Mariano Rajoy criticou o Governo da Catalunha (Generalitat) por se ter esquecido de uma grande parte dos catalães que são "sensatos, democráticos e cada vez mais moderados".

O presidente do governo regional da Catalunha anunciou no passado dia 9 de Junho a realização de um referendo sobre a independência desta região de Espanha. Mas o Governo de Madrid considera que é "ilegal e inegociável" a realização do referendo.

Os partidos separatistas têm uma maioria de deputados no parlamento regional desde Setembro de 2015, o que lhes deu a força necessária, em 2016, para declarar que iriam organizar este ano um referendo sobre a independência da Catalunha, mesmo sem o acordo de Madrid.

O conflito entre Madrid e a região mais rica de Espanha, com cerca de 7,5 milhões de habitantes, uma língua e culturas próprias, arrasta-se há várias décadas, mas tem vindo a subir de tom nos últimos anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela