Secções
Entrar

Professora universitária anuncia pré-candidatura à Presidência da República

Lusa 30 de janeiro de 2025 às 09:21

Esta é a segunda vez que Manuela Magno se tenta candidatar à presidência, após as eleições de 2006, altura em que foi um dos sete candidatos rejeitados pelo Tribunal Constitucional.

Manuela Magno, professora na Universidade de Évora, disse hoje que irá anunciar na sexta-feira a sua pré-candidatura à Presidência da República, cujas eleições estão previstas para janeiro de 2026.

Holger Leue/Getty Images

O anúncio irá acontecer "simbolicamente no dia 31 de Janeiro, no Porto, onde teve lugar a primeira revolta republicana em Portugal, nesse mesmo dia mas no ano de 1891", de acordo com um comunicado enviado à Lusa.

O anúncio vai acontecer às 21:30, num jantar com apoiantes no Restaurante Casa da Música, "onde partilhará os princípios motrizes da sua candidatura", acrescentou o comunicado.

Licenciada em Física Nuclear e com formação musical nos EUA, Manuela Magno, de 71 anos, foi professora de Música na Universidade de Évora, antiga dirigente do movimento Juntos Podemos e candidata independente do Partido Humanista à Câmara de Lisboa em 2011.

Esta é a segunda vez que Magno se tenta candidatar à presidência, após as eleições de 2006, altura em que foi um dos sete candidatos rejeitados pelo Tribunal Constitucional devido a irregularidades.

A decisão foi tomada "com base em que algumas das 7750 Declarações de Propositura entregues não estavam unidas (leia-se agrafadas) às respetivas Certidões de Eleitor", de acordo com o comunicado de hoje.

"Essa recusa não a impediu de ter sido a primeira pessoa, na qualidade de independente, a reunir todos os apoios necessários para formalizar uma candidatura presidencial", referiu o documento.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela