Secções
Entrar

Primeiro-ministro pede desculpa às vítimas de pedofilia do país

22 de outubro de 2018 às 07:11

O primeiro-ministro australiano pediu desculpa às milhares de vítimas de actos de pedofilia e outros abusos enquanto estavam sob os cuidados das instituições do país.

O primeiro-ministro australiano pediu esta segunda-feira desculpa, em nome da nação, às milhares de vítimas de actos de pedofilia e outros abusos enquanto estavam sob os cuidados das instituições do país.

"Como nação nós falhamos com eles, nós os abandonamos e sempre nos envergonharemos disso", sublinhou Scott Morrison, no parlamento, em jeito de pedido de desculpas aos afectados e às suas famílias.

O relatório final da investigação da Comissão Especial às instituições envolvidas, no passado mês de Dezembro, indicou mais de 400 recomendações que incluíam indemnizações às vítimas de abusos sexuais.

O relatório descreveu estes actos de pedofilia e abusos nas instituições australianas como uma "tragédia" nacional

"Porque demoramos tanto a agir? Porque outras coisas eram mais importantes do que isso, o cuidado dos nossos filhos?", questionou o primeiro-ministro australiano perante o parlamento de Camberra, na presença de centenas de vítimas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela