Secções
Entrar

Primeiro cargueiro zarpa de Mariupol após ocupação russa da cidade

31 de maio de 2022 às 09:34

Trata-se de um navio que transporta metal e que ruma para Rostov, na Rússia. 

A Rússia permitiu esta terça-feira a saída do primeiro cargueiro da cidade portuária de Mariupol, ocupada pelas tropas de Moscovo, anunciou o dirigente separatista pró russo, Denis Pouchiline.

Trata-se de um navio que transporta metal e que ruma para Rostov, na Rússia. 

"Hoje, 2.500 toneladas de chapas laminadas deixaram o porto de Mariupol. O navio dirige-se para Rostov", escreveu o chefe dos separatistas pró russos de Donetsk, na rede de mensagens Telegram.  

Após a rendição dos defensores ucranianos que se encontravam nos subterrâneos da unidade metalúrgica Azovstal, a cidade foi considerada ocupada pelas forças russas.

Mariupol, na costa do Mar de Azov, tem sido um dos pontos mais afetados pela invasão russa da Ucrânia que começou no passado dia 24 de fevereiro.

A operacionalidade do porto de Mariupol tem estado totalmente parada até ao momento devido aos fortes combates registados na região, nas últimas semanas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela