Secções
Entrar

Polícia detém professor acusado de tentar vender uma rapariga albina

15 de setembro de 2015 às 17:51

A polícia do Malauí prendeu um professor primário quando este ia encontrar-se com um homem de negócios que iria comprar a rapariga por 8.800 euros

Um professor malauiano foi detido esta terça-feira, dia 15, acusado de tentar vender uma rapariga albina por 8.800 euros, disse hoje um porta-voz da polícia do Malauí, país a braços com casos de tráfico de albinos ligados à superstição.

A polícia malauiana garante ter apanhado Phillip Ngulube quando o professor primário ia supostamente ao encontro de um homem de negócios que iria comprar a rapariga por 8.800 euros.

Phillip Ngulube foi preso no norte da cidade de Mzuzu e foi acusado de rapto com intenção de assassinar a vítima, disse o porta-voz da polícia, Maurice Chapola, citado pela AFP, acrescentando que muito provavelmente ela seria morta e o seu corpo esquartejado.

O suspeito disse à polícia que a estudante era sua namorada.

Desde a eclosão da onda de ataques contra albinos em Dezembro, a ONU estima que nove pessoas foram mortas no Malauí, país onde várias pessoas aguardam julgamento em conexão com crimes relacionados com albinos, incluindo assassínio e sequestros.

Em várias partes do continente africano, os albinos têm sido vítimas de homicídio para a extracção de órgãos por pessoas que acreditam que podem ficar ricas se forem tratadas com partes do corpo de albinos.

Segundo dados da ONU e policiais, a situação de pessoas com albinismo tem piorado nos últimos anos em África.

Na Tanzânia, que vai realizar eleições em Outubro, o ataque aos albinos poderá eventualmente aumentar, porque os políticos acreditam que o sacrifício de albinos lhes pode dar sorte nas urnas.

Nalguns países onde ocorre este tipo de crime, um esqueleto completo albino chega a valer 75 mil dólares, de acordo com a Cruz Vermelha.

Em Junho, o Malauí lançou uma investigação para estabelecer as causas dos homicídios de albinos e identificar quem compra as partes do corpo no país e nos países vizinhos Tanzânia e Moçambique.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela