Secções
Entrar

Polícia angolana deteve 201 caçadores furtivos e apreendeu 45 armas

13 de agosto de 2020 às 15:16

Além da caça furtiva existe também preocupação com o abate indiscriminado de árvores para a produção de carvão vegetal, bem como custos a nível de infraestruturas.

A polícia angolana deteve na província do Cuanza Norte 201 supostos caçadores furtivos e apreendeu 45 armas de fogo, no âmbito da denominada "Operação Búfalo", informaram hoje as autoridades locais.

Segundo o comandante da Polícia Nacional no Cuanza Norte, comissário António Neto, foram apreendidas oito armas do tipo AKM, duas PKM, quatro carabinas, cinco caçadeiras de fabrico russo e 26 armas artesanais.

António Neto, que falava em declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), disse que, além da caça furtiva existe também preocupação com o abate indiscriminado de árvores para a produção de carvão vegetal, bem como custos a nível de infraestruturas.

"Por exemplo, a Angola Telecom tem estado a ter sempre problemas com a fibra ótica", referiu.

Por sua vez, o responsável pela área do ambiente no Cuanza Norte, Ilson António, salientou que estão a ser feitos esforços para a criação local de uma brigada de crimes ambientais, sobretudo no que se refere à fiscalização dos danos ambientais registados nos últimos tempos na província.

No Cuanza Norte, várias espécies são abatidas diariamente por supostos caçadores furtivos, que recorrem a armas de grande calibre para o abate de animais de grande porte.

Para analisar a situação foi realizada uma reunião conjunta entre o governo da província e órgãos de defesa e segurança, tendo o governador provincial, Adriano de Carvalho, manifestado preocupação com estes crimes, bem como com as queimadas com fins agrícolas e de caça furtiva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela