Secções
Entrar

PJ deteve suspeitos de escravizarem homem durante 17 anos

Lusa 01 de maio de 2024 às 13:11

"Ao longo de 17 anos a vítima sofreu, às mãos dos arguidos, maus tratos físicos e psicológicos, foi explorada como força de trabalho", contou a polícia.

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ referiu que deteve os quatro suspeitos, que têm entre 37 e 44 anos e antecedentes criminais por crimes contra o património, no âmbito de uma operação que incluiu várias buscas domiciliárias e a um acampamento.

"Ao longo de 17 anos a vítima sofreu, às mãos dos arguidos, maus tratos físicos e psicológicos, foi explorada como força de trabalho", contou esta polícia.

A vítima chegou mesmo a ser "alugada" a terceiros "para a prestação de trabalhos agrícolas, recebendo os arguidos a respetiva contrapartida financeira pelos serviços prestados pela vítima", acrescentou.

Segundo a PJ, o homem de 54 anos "padece de um atraso cognitivo e não tem qualquer retaguarda familiar". Foi controlado e vigiado em permanência e os seus documentos encontravam-se na posse dos arguidos, o que o tornava "especialmente vulnerável".

O homem "vivia numa situação degradante, pernoitando num furgão em estado de sucata, num acampamento, sem o mínimo de condições de habitabilidade, salubridade, higiene e alimentação", contou.

A PJ referiu ainda que os suspeitos "nunca terão permitido que (a vítima) fosse medicamente assistida e nem mesmo quando sofreu um grave acidente lhe possibilitaram o recurso a uma urgência hospitalar".

"Em consequência da ausência de tratamento, ficou com lesões permanentes nos membros inferiores, que lhe afetam gravemente a mobilidade", acrescentou.

Ainda assim, o homem conseguiu fugir, o que desencadeou a intervenção da PJ, que o encaminhou de imediato para um Centro de Acolhimento e Proteção especializado para vítimas de tráfico de seres humanos e iniciou a investigação que levou à identificação dos autores dos crimes.

Os detidos são suspeitos da prática dos crimes de tráfico de pessoas, escravidão e falsificação de documentos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela