Secções
Entrar

Pelo menos 29 mortos e 62 feridos em atentados nos Camarões

25 de janeiro de 2016 às 16:01

Duas das explosões no mercado da aldeia de Bodo e uma terceira deflagração numa ponte perto de um acampamento militar terão sido obra de bombistas suicidas

Pelo menos 29 pessoas foram mortas e 62 feridas numa série de atentados suicidas no mercado da aldeia de Bodo e numa ponte, na região extremo norte dos Camarões, regularmente atacada pelos islamitas nigerianos do Boko Haram, referiram fontes dos serviços de segurança.

Duas das explosões registaram-se no mercado enquanto a terceira deflagração ocorreu numa ponte perto de um acampamento militar. As primeiras indicações referem-se a atentados suicidas.

O maior número de vítimas registou-se no atentado do mercado, onde os atacantes esconderam os explosivos em sacos de comida.

Apesar de ainda não terem sido reivindicados, as suspeitas apontam para o grupo jihadista nigeriano Boko Haram, que nas últimas semanas intensificou os seus ataques no norte dos Camarões.

Em 13 de Janeiro, um ataque suicida provocou a morte de 13 pessoas na mesquita de Kouyape (norte), e alguns dias depois quatro pessoas foram mortos num outro atentado na localidade de Nguetchewe, também no norte do país.

Nos últimos meses, o Boko Haram estendeu os seus ataques a países vizinhos da Nigéria, incluindo os Camarões e o Chade, cujos exércitos integram a missão militar multinacional que recuperou uma parte considerável do território controlado pelo grupo extremista na Nigéria e no Chade.

O Boko Haram é acusado de ter morto mais de 3.000 pessoas em 2015, a maioria nas zonas que controlava, em particular em redor do largo Chade. Na sua ofensiva militar, o exército nigeriano também tem sido acusado de graves violações dos direitos humanos sobre populações civis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela