Secções
Entrar

Passos Coelho em Riga para cimeira da UE

21 de maio de 2015 às 12:17

O primeiro-ministro desloca-se à Letónia, esta quinta-feira, para participar na cimeira da Parceria Oriental

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desloca-se hoje a Riga (Letónia) para participar na cimeira da Parceria Oriental, que juntará os chefes de Estado e de Governo da União Europeia e os líderes de seis antigas repúblicas da União Soviética.

 

Esta IV cimeira entre os 28 e os seus parceiros a Leste (Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, República da Moldávia e Ucrânia) tem lugar a poucos quilómetros da Rússia num contexto de relações muito frias entre a União Europeia (UE) e Moscovo, devido ao conflito na Ucrânia, que teve origem precisamente numa anterior cimeira da Parceria Oriental, em Novembro de 2013, em Vilnius.

 

Nessa cimeira celebrada na capital da Lituânia, o então presidente ucraniano Viktor Ianukovitch renunciou, à "última hora", a assinar o acordo de associação que havia sido negociado entre Kiev e os seus parceiros europeus -- uma aproximação que foi sempre do desagrado do Kremlin -, levando a manifestações que acabariam por ditar o seu afastamento e provocar o conflito separatista no país, que prossegue, passado cerca de ano e meio.

 

Deste modo, não estão previstas grandes decisões na cimeira -- Ucrânia e Geórgia gostariam, por exemplo, de avanços com vista a um acordo de isenção de vistos, o que ainda não irá suceder -, e um dos poucos resultados aguardados é a assinatura, à margem da reunião, de um documento a confirmar a libertação de uma nova tranche da ajuda da UE à Ucrânia, no montante de 1,8 mil milhões de euros.

 

Também à margem da IV cimeira da parceria oriental, e em virtude de os líderes da UE se encontrarem em Riga, estão previstos encontros bilaterais em busca de progressos numa das questões que tem dominado a actualidade europeia, o programa de assistência à Grécia, em virtude de ser cada vez mais urgente para Atenas um acordo com os seus parceiros e credores europeus, face aos problemas de liquidez.

 

Portugal estará representado na cimeira da parceria oriental pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que participa hoje num jantar de trabalho dos chefes de Estado e de Governo, regressando a Lisboa na sexta-feira de manhã, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela