Secções
Entrar

Partido populista alemão quer França e sul da Europa fora do euro

24 de abril de 2016 às 18:25

"Podemos ter uma moeda comum com a Holanda, Áustria, Finlândia ou com os países do Báltico. Têm culturas de estabilidade como a nossa", afirmou Jörg Meuthen. O partido aspira achegar ao parlamento nacional

O partido populista alemão Alternative für Deutschland defende que a França e os países do sul da Europa deveriam ser excluídos da moeda única europeia, de acordo com declarações de altos responsáveis do AfD publicadas este domingo.

 

"Podemos ter uma moeda comum com a Holanda, Áustria, Finlândia ou com os países do Báltico. Têm culturas de estabilidade como a nossa", afirmou Jörg Meuthen, co-líder do AfD, ao diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, declarações que serão publicadas na segunda-feira e divulgadas pela agência France Press em antecipação.

 

"Mas os franceses têm [uma cultura] diferente, já para não falar dos italianos, espanhóis, portugueses e gregos. Esses não querem qualquer tipo de austeridade", afirmou o co-presidente do AfD, um partido constituído há três anos com um discurso anti-euro, mas que agora exibe como sua principal bandeira posições anti-imigração. 

 

Interrogado sobre se o seu partido defende a saída de França da moeda única, o vice-presidente do AfD, Alexander Gauland afirmou que "ninguém quer tirar a França. Mas a França é seguramente um problema político para o qual não tenho nenhuma solução", acrescentou.

 

No plano dos princípios, disse ainda Gauland, é bom para a França partilhar a moeda comum, "mas se não quer ou não consegue suportar essa participação economicamente, então tem que procurar outras estruturas".

 

O AfD teve entre 12% e 14% dos votos em três estados importantes nas últimas eleições regionais na Alemanha em Março. Está agora representado em metade das 16 assembleias regionais alemãs e no Parlamento Europeu e tem perspectivas de aceder ao parlamento nacional alemão nas próximas legislativas, previstas para o final do próximo ano. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela