Secções
Entrar

Pandemia causou cerca de 2,5 milhões de mortes em excesso em países da OCDE

09 de novembro de 2021 às 10:29

A covid-19 contribuiu, direta e indiretamente, para um aumento de 16% no número de mortes expectáveis em 2020 e na primeira metade de 2021, com a esperança de vida a cair em 24 de 30 países, sendo as quedas particularmente significativas nos Estados Unidos (menos 1,6 anos) e em Espanha (menos 1,5 anos).

A pandemia da covid-19 causou cerca de 2,5 milhões de mortes em excesso em 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), que divulgou esta terça-feira o mais recente relatório"Visão Geral da Saúde".

A edição de 2021 do relatório dá um enfoque especial ao impacto da covid-19, tanto na saúde das pessoas como nos serviços, realçando que em apenas nove países mais de 70% da população está totalmente vacinada contra a doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o relatório, a covid-19 contribuiu, direta e indiretamente, para um aumento de 16% no número de mortes expectáveis em 2020 e na primeira metade de 2021, com a esperança de vida a cair em 24 de 30 países, sendo as quedas particularmente significativas nos Estados Unidos (menos 1,6 anos) e em Espanha (menos 1,5 anos).

A maioria das mortes por covid-19 ocorreu em pessoas com 60 ou mais anos, faixa etária mais vulnerável à doença, tendo a pandemia intensificado as desigualdades sociais, com os mais pobres, os imigrantes e as minorias étnicas em "maior risco de infeção e morte".

O relatório refere também que a covid-19 aumentou em mais do dobro a prevalência da ansiedade e depressão "na maioria dos países com dados disponíveis", sobretudo no México, Reino Unido e nos Estados Unidos, e limitou a prestação de outros cuidados de saúde, com o rastreio do cancro da mama a cair em média 5 pontos percentuais em 2020, face a 2019, e os tempos de espera de cirurgias programadas a aumentarem 58 dias para a colocação de uma prótese na anca e 88 dias para a colocação de uma prótese no joelho.

Apesar de a covid-19 ter conduzido a "aumentos acentuados nos gastos com a saúde", nomeadamente na Europa, a carência de profissionais de saúde manteve-se, assinala o documento.

A pandemia da covid-19 provocou pelo menos 5.047.055 mortes em todo o mundo, entre mais de 249,76 milhões infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.209 pessoas e foram contabilizados 1.098.125 casos de infeção, de acordo com os dados mais atuais da Direção-Geral da Saúde.

O coronavírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, foi detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, sendo a variante Delta a mais contagiosa de todas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela