Secções
Entrar

Óculos permitem uso do smartphone à noite sem perder sono

05 de fevereiro de 2016 às 12:21

Estão a ser comercializados no Japão e eliminam em 60% a luz de onda curta emanada por estes aparelhos

Uma cadeia de ópticas japonesa começou a comercializar óculos para limitar os efeitos negativos que o uso dossmartphones e de outros dispositivos electrónicos causam ao utilizador antes de dormir.

O fabricante de lentes Jin garantiu que os óculos em causa, que custam 4.900 ienes (cerca de 37 euros), eliminam em 60% a luz de onda curta que emana dos ecrãs dos smartphones.

A exposição a esta luz "azul" antes de dormir reduz a segregação de hormonas (como a melatonina) que ajudam a dormir, assinalou hoje a empresa em comunicado.

O recurso a estes óculos aquando da utilização do telemóvel antes da ida para a cama reduz em 10% o tempo necessário para conciliar o sono, segundo um estudo apresentado pela Jin.

Ver televisão e utilizar o telemóvel à noite antes de ir dormir pode perturbar o sono, de acordo com um estudo da Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela