Secções
Entrar

Obra de expansão do metro de Lisboa para Alcântara atrasada

Lusa 24 de julho de 2024 às 12:16

Estão previstas quatro novas estações e o prazo de execução da obra que está definido é final de 2026, o que "torna dentro dos prazos conhecidos, materialmente impossível a sua concretização"

A expansão da rede do Metro de Lisboa até Alcântara é um dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas será "materialmente impossível" concluir até final de 2026, disse hoje Pedro Dominguinhos.

REUTERS/Rafael Marchante

Nesta expansão estão previstas quatro novas estações e o prazo de execução da obra que está definido em contrato é o final de 2026, o que "torna dentro dos prazos conhecidos, materialmente impossível a sua concretização", assume o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (CNA-PRR), em conferência de imprensa.

Isto já que "este é um investimento que sofreu duas impugnações judiciais, que neste momento estão concluídas, e desde maio a obra está no terreno", tendo sofrido vários percalços.

Este é um dos investimentos identificados como estando em estado "crítico" no relatório, onde se aponta que "este é um investimento sobre o qual recaem nesta data dúvidas fundadas sobre a sua possibilidade de finalização (significando, comboios a funcionar com passageiros) até 31/12/2026".

Pedro Dominguinhos destaca que a Comissão Europeia já disse que "é possível a substituição total ou parcial de alguns investimentos, que a Comissão tem que aprovar para poderem ser substituídos por outros investimentos", apontando que tal pode ter de ser feito neste caso.

No relatório da CNA-PRR, também se aponta que "apesar deste ser um investimento que está ancorado em empréstimo e não subvenção, o facto de já ser clara esta quase impossibilidade de cumprimento da meta, é imprescindível que, quer a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, quer o Governo, equacionem a decisão a tomar".

A obra abrange uma extensão de cerca de quatro quilómetros e quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

A estação de Alcântara fará a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável, promovendo a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela