Secções
Entrar

Nicolas Maduro apoia libertação de líder da oposição

09 de julho de 2017 às 08:37

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, diz esperar que a transferência de Leopoldo López para prisão domiciliária envie uma mensagem de paz para o país

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, disse hoje apoiar a transferência do líder oposicionista Leopoldo López de prisão militar para prisão domiciliária.

Nicolas Maduro disse também, esta noite, que quer que López se junte a ele num apelo à paz. O país vive em turbulência política há três meses.

Referindo-se a Leopoldo López pelas iniciais, Maduro disse na televisão: "Vocês sabem as profundas diferenças que tenho com LL".

Mas acrescentou esperar que López, que passou mais de três anos na cadeia, "entenda a medida e envie uma mensagem de apoio à paz, porque é isso que o país deseja".

O Presidente também reiterou o apelo a todas as forças políticas venezuelanas para o diálogo.

Leopolodo López, 46 anos, foi transferido hoje para prisão domiciliária, depois de mais de três anos na prisão militar de Ramo Verde.

O dirigente do partido Vontade Popular foi detido a 18 de Fevereiro de 2014, acusado de incitamento à violência durante uma acção antigovernamental. Na acção morreram três pessoas e seguiu-se uma onda de manifestações que causou 43 vítimas mortais, de acordo com o balanço oficial.

Leopoldo López foi condenado a quase 14 anos de prisão.

O Supremo Tribunal venezuelano informou que a transferência de López para prisão domiciliária se deveu a "problemas de saúde", mas familiares do dirigente da oposição garantiram que ele está bem e feliz por estar em casa.

A administração norte-americana saudou a saída da cadeia do opositor venezuelano, mas considerou inaceitável a sua colocação sob prisão domiciliária e a "continuada recusa de direitos humanos básicos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela