Secções
Entrar

Ministro da Economia considera sazonal a subida do desemprego

11 de maio de 2016 às 20:16

Manuel Caldeira Cabral, desvalorizou hoje a subida para 12,4% da taxa de desemprego no primeiro trimestre do ano

Segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego subiu 0,2 pontos percentuais para 12,4% no primeiro trimestre deste ano face ao anterior, ficando 1,3 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2015.

"O que aconteceu foi, de facto, continuar a haver uma descida do desemprego face ao ano anterior e há dados que são normais face ao que são os valores sazonais, face ao período do Natal", afirmou o ministro à margem do seminárioOportunidades de Investimento e Negócios, que decorreu hoje no Porto.

"Há menos 72 mil desempregados. Esse facto é positivo, mas o que queremos é que continue a descer e Portugal tem ainda um desemprego demasiado elevado. Temos que continuar a lutar para descer o desemprego e isso só se consegue com mais investimento e mais crescimento económico", acrescentou.

Ainda quanto ao desemprego, o governante quis salientar "a descida face ao ano anterior que já vinha de trás".

"Continua a descer o desemprego, mas a um ritmo mais lento que o desejável e eu penso que é preciso acelerar a descida do desemprego, é preciso criar mais emprego e empregos de qualidade e estáveis e isso só se consegue com mais investimento e crescimento económico", disse.

De acordo com as estatísticas do emprego hoje divulgadas pelo INE, a população desempregada, estimada em 640,2 mil pessoas, aumentou 1,0% em relação ao trimestre anterior (mais 6,3 mil pessoas) e diminuiu 10,2% face ao primeiro trimestre de 2015 (menos 72,7 mil pessoas).

A taxa de desemprego tinha já subido de 11,9% no terceiro trimestre para 12,2% no último trimestre do ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela