Secções
Entrar

Ministra preocupada com relatos de assédio diz que universidades têm de ser exemplares

05 de abril de 2022 às 19:10

"As instituições de ensino superior são espaços de liberdade e de promoção dos valores de igualdade e respeito, sem qualquer tipo de discriminação em razão do género, orientação sexual, nacionalidade ou outra, e não devem ser coniventes com as situações que violem esses princípios", lê-se no comunicado.

A nova ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, manifestou-se esta terça-feira preocupada com os relatos de assédio na Faculdade de Direito de Lisboa e sublinha que as instituições têm de ser exemplares.

Na segunda-feira, oDiário de Notíciasnoticiou que a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa recebeu 50 queixas, relativas a 10% dos docentes, através de um canal aberto em março para receber denúncias de assédio e discriminação.

Numa nota enviada hoje às redações, o gabinete do ministério reage à notícia referindo que Elvira Fortunato considera os relatos preocupantes.

"As instituições de ensino superior são espaços de liberdade e de promoção dos valores de igualdade e respeito, sem qualquer tipo de discriminação em razão do género, orientação sexual, nacionalidade ou outra, e não devem ser coniventes com as situações que violem esses princípios", lê-se no comunicado.

Referindo-se às situações de assédio em contexto académico, o ministério sublinha que as universidades e politécnicos "devem ser exemplares nesta matéria e tratar todas as denúncias no contexto da autonomia disciplinar de que dispõem".

A tutela acrescenta ainda que quaisquer denúncias que possa vir a receber serão remetidas à Inspeção-Geral da Educação e Ciência para averiguações.

Entretanto, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) anunciou hoje a criação de um gabinete de apoio às vítimas de assédio e discriminação, na sequência das denúncias recebidas em março.

O gabinete servirá para prestar apoio psicológico e aconselhamento jurídico às vítimas que queiram prosseguir com queixas disciplinares ou criminais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela