Secções
Entrar

Menor desaparecida em França encontrada em Vilar Formoso

09 de setembro de 2016 às 13:50

Rapariga de 16 anos estava acompanhada por um homem de 29. Suspeito já tinha cadastro

A GNR anunciou hoje que localizou na fronteira de Vilar Formoso, Almeida, uma menor de 16 anos que tinha sido dada como desaparecida pelas autoridades francesas e que também deteve o homem de 29 anos que a acompanhava.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, a menor foi localizada por militares do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, no âmbito da operação JPO Cars, quando estava acompanhada por um homem "que foi detido por se encontrar em situação ilegal em território nacional".

A fonte adiantou à agência Lusa que a localização da menor foi efectuada quando, na companhia do detido, se preparava "para abandonar o território nacional num táxi que se dirigia a França".

"Da análise dos documentos e posterior consulta das diversas bases de dados foi possível apurar que a menor se encontrava desaparecida há cerca de dois anos de uma instituição em França", indica.

O detido, com antecedentes criminais naquele país por furto, receptação (ocultação de produto roubado), violência e agressão sexual, "tinha a permissão de permanência no espaço Schengen caducada", de acordo com a GNR.

A menor e o homem foram presentes ao tribunal de Almeida, que determinou a institucionalização da rapariga e a extradição do indivíduo do Espaço Schengen.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela