Secções
Entrar

Marcelo enviou mensagem de condolências a Macron

15 de dezembro de 2017 às 19:31

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao homólogo francês pelo acidente de quinta-feira que provocou seis mortos, entre os quais uma criança portuguesa.

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao homólogo francês pelo acidente de quinta-feira que provocou seis mortos, entre os quais uma criança portuguesa.

Numa nota publicada hoje na página da Presidência da República é referido que Marcelo Rebelo de Sousa endereçou uma mensagem ao presidente francês, Emmanuel Macron, e "transmitiu telefonicamente as suas condolências à família da criança portuguesa" vítima deste acidente.

A colisão entre um autocarro e um comboio, que provocou pelo seis mortos e 24 feridos, ocorreu cerca das 15h00 (hora de Lisboa) de quinta-feira numa passagem de nível perto de Millas, nos Pirinéus, junto à fronteira com Espanha.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento das trágicas consequências da colisão entre um comboio e um autocarro no departamento dos Pirenéus Orientais, que resultou em vítimas mortais e feridos graves, em particular crianças", refere o o chefe de Estado na mensagem enviada ao presidente francês.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que "neste momento difícil", os seus "pensamentos estão com as vítimas, os seus familiares e todos aqueles que foram afectados por este acidente".

"Transmito assim através de vossa excelência, em nome do povo português e em meu próprio, as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, bem como votos de rápidas melhoras a todos os feridos", acrescenta.

Uma criança portuguesa de 11 anos está entre as vítimas mortais desta colisão, na quinta-feira, no sudoeste de França, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

"Temos a lamentar uma vítima. Uma criança com 11 anos de idade. As autoridades francesas, na quinta-feira à noite não davam informação de que existiam portugueses neste acidente. Durante esta manhã recebemos a informação de que havia um ferido e, entretanto, recebemos a notícia de que acabou por falecer esta criança", afirmou José Luís Carneiro.

O governante, que falava aos jornalistas à margem do II Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre até sábado, em Viana do Castelo, adiantou que "os serviços consulares estão em contacto com a família e estão a procurar apurar se, eventualmente, existirá mais algum ferido, vítima deste acidente".

"Agora compete-nos acompanhar a família e prestar-lhes todo o apoio necessário e indispensável para minorar a dor sentida", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela