Secções
Entrar

Manifestações ao governo fizeram 24 mortos no Iraque

25 de outubro de 2019 às 22:44

As manifestações concentraram-se contra as instituições públicas, as sedes de partidos políticos e grupos armados. Os protestos duram desde 1 de outubro e fizeram já centenas de mortos.

A contestação popular contra o Governo no Iraque fez esta sexta-feira 24 mortos em Bagdad e no sul do país, informou a AFP, que refere que os manifestantes atacaram instituições e vários partidos e grupos armados.

Depois da morte de mais de 150 pessoas numa semana no início de outubro, sobretudo manifestantes que exigiam na capital "a queda do regime", os manifestantes viraram sexta-feira a sua contestação contra as instituições públicas, as sedes de partidos políticos e grupos armados.

No sul do país, os manifestantes incendiaram ou saquearam duas sedes de governo local, em Nassiriya e Diwaniya, uma quinzena de sedes de partidos políticos e grupos armados e da poderosa coligação paramilitar Hachd al-Chaabi, principal aliado do Governo do primeiro-ministro, Adel Abdel Mahdi.

O aiatola Ali Sistani, alta autoridade religiosa xiita do Iraque, pediu sexta-feira contenção aos manifestantes e às forças de segurança para evitar o caos durante os protestos.

O Iraque entrou em crise no dia 1 de outubro e durante cinco dias centenas de pessoas foram mortas, sobretudo em Bagdad.

Após uma interrupção, que se prolongou durante as peregrinações xiitas, os manifestantes voltaram a pedir a "queda do regime", precisamente na altura em que se assinala o primeiro ano do novo executivo iraquiano que implementou uma série de reformas económicas alvo de contestação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela