Secções
Entrar

Luso-descendente vai dirigir Fundação Obama

20 de dezembro de 2016 às 11:10

David Simas vai passar de director político da Casa Branca para director-geral da fundação do presidente dos EUA, quando este deixar o cargo

A Fundação Obama anunciou esta segunda-feira que o luso-descendente David Simas, até ao próximo dia 20 de Janeiro ainda director político da Casa Branca, será o seu director-geral. "No próximo ano, a Fundação Obama vai continuar o seu importante trabalho de criar um Centro Presidencial para inspirar cidadãos e comunidades a assumirem grandes desafios. Sinto-me honrado por servir o Presidente e a primeira-dama e entusiasmado por ser parte do trabalho que será feito para alcançar esta missão", disse David Simas em comunicado.

O luso-descendente trabalhará assim com o presidente da fundação, Marty Nesbitt, e o seu director-executivo, Robbin Cohen, na fundação que terá sede em Chicago. Nesbitt considerou Simas, em comunicado, como "uma adição de valor incalculável para a equipa numa altura em que entra num ano importante para a fundação."

David é filho de António Simas, do Faial da Terra, São Miguel, Açores, e de Deolinda Matos Simas, de Abela, Alentejo. Os dois portugueses emigraram para Taunton, em Massachusetts, nos anos 1960.

O luso-descendente é licenciado em Ciência Política e Direito. Tornou-se conhecido na comunidade portuguesa ao exigir às companhias de televisão por cabo que incluíssem a RTP Internacional nos seus pacotes. Já como advogado, tornou-se colunista de um jornal da comunidade e participou em programas de rádio. Acabou por ser contratado para o Congresso de Massachusetts e, em 2007, foi nomeado chefe de gabinete do governador Deval Patrick.

Há quase oito anos, o homem que inventou o slogan "Yes We Can", David Axelrod, convidou-o para a Casa Branca como seu conselheiro. Durante a campanha presidencial de 2012, foi director de sondagens dos democratas. Dois anos depois, tornou-se director político da Casa Branca.

"O orgulho que tenho de ser filho de emigrantes é uma coisa de que me lembro todos os dias", disse numa entrevista à Lusa em 2014.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela