Secções
Entrar

Inteligência artificial "vai transformar 100% dos empregos"

13 de fevereiro de 2019 às 18:51

A presidente executiva da IBM lembrou que existem sete milhões de vagas de emprego por preencher nos Estados Unidos na área tecnológica.

A inteligência artificial (IA) vai transformar "100% dos empregos", disse a presidente executiva da IBM, Ginni Rometty, na abertura do evento anual da empresa onde soluções de nuvem e do supercomputador Watson estão em destaque.

Rometty abordou, no início do IBM Think, a discussão sobre o impacto da inteligência artificial no trabalho, referindo que "tal como qualquer outra tecnologia" alguns empregos serão eliminados e outros criados, mas a diferença será que todos os empregos serão transformados.

"Ao mesmo tempo temos uma crise de capacidades", avisou a CEO, lembrando que existem sete milhões de vagas de emprego por preencher nos Estados Unidos na área tecnológica e que tal "também acontece em todos os países" representados na audiência.

Numa altura em que se debatem os efeitos da automação e a ética nas novas tecnologias, a IBM criou um código de conduta com três princípios para a era da inteligência artificial, de modo a fomentar "a confiança e transparência", explicou Rometty.

Um dos princípios refere que "o objetivo de todas estas tecnologias é aumentar o ser humano, não substituí-lo", outro clarifica que os utilizadores devem manter soberania sobre os seus dados e um terceiro estabelece a necessidade de assegurar que as novas tecnologias são abertas, explicáveis e livres de preconceitos.

"Ser de confiança também significa preparar a sociedade para viver e trabalhar nesta era, para que ninguém seja deixado para trás", disse Ginni Rometty, sublinhando a necessidade de "toda a gente poder ter um excelente emprego nesta era".

A responsável pela tecnológica conhecida como "Big Blue" anunciou que a empresa criou um programa de "reentrada" (Tech Re-Entry) para pessoas que tiveram carreiras na tecnologia, mas pararam de trabalhar há vários anos e saíram do circuito profissional.

Uma das beneficiárias do programa foi Priti Shah, que parou de trabalhar para se dedicar aos filhos e duas décadas mais tarde regressou a uma carreira no desenvolvimento de 'software' através desta iniciativa.

"As capacidades vão ser tão importantes como um curso superior", afirmou Ginni Rometty, que também apresentou o caso da reconversão de carreira do veterano militar Brian Thompson.

A CEO da IBM disse que a comunidade empresarial está a entrar "no segundo capítulo do digital e da inteligência artificial", com a transição de mais aplicações e fluxos de trabalho para a "cloud" (nuvem) e a integração de IA em sistemas que até agora não foram tocados por este tipo de tecnologias.

O evento IBM Think 2019 decorre em São Francisco, Califórnia com a presença de 26 mil participantes de 180 países, incluindo Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela