Secções
Entrar

Impressão de comida em 3-D dá primeiros passos na Coreia do Sul

24 de abril de 2018 às 22:27

Capacidade de imprimir comida em 3-D em casa ou em grande escala pode reduzir o desperdício de comida e os custos com armazenamento e transporte.

Pó que se transforma em comida numa impressora a três dimensões é uma proposta futurista que está a dar os primeiros passos num laboratório sul-coreano, onde se encara essa tecnologia como um caminho para alimentação verdadeiramente personalizada.

1 de 4
comida sul-coreana
Foto: Lingxiao Xie
comida sul-coreana
Foto: Henry Hyeongrae Kim
comida sul-coreana
Foto: Sungmoon Han / EyeEm
comida sul-coreana
Foto: cooksimage / Multi-bits

A ideia vai ser apresentada em San Diego, nos Estados Unidos da América, onde a investigadora Jin-Kyu Rhee, da universidade feminina de Ewha descreverá a "plataforma que usa impressão a três dimensões para criar micro-estruturas que permitem personalizar a textura da comida e a sua capacidade de ser absorvida pelo corpo".

"Pensamos que, um dia, as pessoas possam ter cartuchos com a versão em pó de vários ingredientes que podem ser combinados numa impressora 3D e cozinhados de acordo com as necessidades e preferências do utilizador", afirmou a investigadora, que estará no encontro internacional de biologia molecular da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular que termina na quarta-feira.

No estudo, os investigadores usaram um protótipo de impressora 3-D para criar as micro-estruturas que reproduzem as propriedades físicas e textura observada em amostras de alimentos reais.

Com esta plataforma, conseguiram transformar hidratos de carbono e proteínas em pó em comida, controlando a textura e a maneira como pode ser absorvida pelo organismo.

"Estamos na fase inicial, mas cremos que a nossa investigação fará avançar a impressão 3-D para o próximo nível", afirmou Rhee.

Além de permitir personalizar a comida, a capacidade de imprimir comida em 3-D em casa ou em grande escala pode reduzir o desperdício de comida e os custos com armazenamento e transporte, além de poder satisfazer as necessidades alimentares de uma população mundial que cresce constantemente, defendem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela