Secções
Entrar

Grupo de 20 evangélicos escapa a linchamento na Guatemala

03 de janeiro de 2017 às 08:46

300 pessoas preparavam-se para maltratar religiosos, por pensarem que eram delinquentes

Um grupo de 300 pessoas tentou linchar na segunda-feira 20 evangélicos que faziam turismo na Guatemala por pensarem que eram delinquentes.

A Polícia Nacional Civil disse em comunicado que os religiosos, entre os quais havia homens, mulheres e crianças, viajavam em dois veículos no município de Lanquín, no departamento nortenho de Alta Verapaz, quando um deles teve uma avaria.

Um dos ocupantes saiu do carro para apanhar uma peça que tinha caído, mas no local havia crianças que se assustaram ao pensarem que os iam sequestrar.

Nessa altura, uma das mães das crianças alertou os moradores e cerca de 300 pessoas cercaram os religiosos, todos membros da igreja Pérola de Cristo, que viajavam para fins recreativos para a estância turística de Semuc Champey.

As autoridades entretanto chegaram ao local e "através do diálogo" libertaram os evangélicos permitindo-lhes seguir viagem, de acordo com o comunicado.

Segundo um relatório da organização humanitária Grupo de Apoio Mútuo (GAM), entre 2008 e 2015 registaram-se na Guatemala 1.367 casos de linchamentos, com 305 mortos e 1.062 pessoas feridas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela