Secções
Entrar

Grécia: Polícia despeja neonazis de edifício que será mesquita

04 de novembro de 2016 às 08:38

O prédio estava em ruínas e era ocupado por 11 pessoas de extrema-direita, que selaram portas e janelas e controlavam que se aproximava do local

A polícia grega desocupou hoje um edifício, situado no terreno para o qual foi projectada a construção da primeira mesquita de Atenas, onde se encontrava há vários dias um grupo de extrema-direita.

Segundo os media locais, a polícia irrompeu pouco depois das 6 horas (4 horas em Lisboa) pelo terreno onde se situa o prédio em ruínas, num bairro da periferia da capital, e deteve as 11 pessoas que o ocuparam, sem que nenhuma tenha oferecido resistência.

Um grupo de 15 pessoas, vestidas com roupas de camuflagem, entrou na terça-feira no terreno, propriedade do Estado, com o pretexto de criar um "hot spot apenas para gregos", numa referência ao nome dado aos centros de identificação de migrantes.

Os "ocupas" de extrema-direita selaram as portas e janelas e controlavam quem se aproximava do lugar.

Devido aos protestos políticos que o incidente desencadeou, a polícia helénica decidiu montar uma vigilância permanente do local, segundo osmedia

O secretário nacional de Direitos Humanos do Governo, Kostis Papaioannu, identificou os "ocupas" como membros de uma associação que apresentou que recurso junto dos tribunais - que não foi aceite - contra a construção da mesquita.

Num impasse há décadas sobretudo por causa da oposição da Igreja Ortodoxa, a construção da mesquita "é uma decisão do Estado e uma obrigação internacional do país", assinalou.

O parlamento grego aprovou, em Agosto, uma nova emenda para resolver "os problemas técnicos e burocráticos" que impedem a construção da mesquita em Atenas, onde vivem cerca de 200 mil muçulmanos, de acordo com dados oficiais, um número que terá aumentado após o fluxo migratório de 2015.

Esta será a primeira mesquita oficial construída em Atenas desde a independência do país no século XIX (1821-1932) e o fim progressivo do domínio otomano que é hoje uma das raras capitais europeias sem este local de culto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela