Secções
Entrar

Governo moçambicano assume que Sida continua problema de saúde pública

04 de junho de 2019 às 20:46

As autoridades de saúde devem assegurar que mais doentes adiram ao tratamento, porque atualmente apenas 56% de doentes têm acesso à medicação anti-retroviral.

O Governo moçambicano assumiu esta segunda-feira que o VIH/Sida continua um problema de saúde pública em Moçambique, pedindo a intensificação de esforços para assegurar que o país erradique a doença.

"Apesar do grande compromisso e da enorme mobilização que Moçambique tem empreendido ao longo dos anos, o VIH/Sida continua um problema de saúde pública", declarou Zacarias Zindonga, secretário permanente do Ministério da Saúde de Moçambique.

Zacarias Zindonga destacou o impacto negativo da doença no desenvolvimento social e económico do país, quando falava na palestra sobre "Pesquisa em HIV/Sida: Partilhando evidências da África Austral", promovida pela Fundação Manhiça, uma instituição de pesquisa biomédica moçambicana.

O país, prosseguiu, enfrenta o repto de reduzir a taxa de infeção diária e a mortalidade por VIH/Sida, através do fortalecimento de campanhas de prevenção e tratamento.

"Muito tem sido feito, mas ainda somos assolados por carências em termos de recursos humanos, materiais e financeiros para enfrentar a magnitude do problema", destacou.

Por seu turno, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS), Francisco Mbofana, considerou elevada a taxa de incidência do VIH/Sida no país, que se situa em 13,2% entre a população com idade entre 15 e 49 anos.

"Temos uma taxa elevada, mas que resulta do aumento da longevidade dos doentes graças à expansão do tratamento anti-retroviral", disse Francisco Mbofana.

As autoridades de saúde devem assegurar que mais doentes adiram ao tratamento, porque atualmente apenas 56% de doentes têm acesso à medicação anti-retroviral, dos cerca de dois milhões de infetados.

Por outro lado, prosseguiu, é necessário assegurar que os doentes em tratamento não abandonem os cuidados de saúde, para evitar o aumento da carga viral e da subida do potencial de novas infeções.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela