Secções
Entrar

GNR debate estatuto profissional com MAI

23 de junho de 2015 às 15:26

Os profissionais da Guarda querem que o estatuto estabeleça um horário de referência e clarifique o acesso à reforma e à reserva

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) defendeu esta terça-feira um estatuto profissional que mantenha a GNR como força de segurança, que estabeleça o horário de referência e clarifica o acesso à reforma e aposentação.

 

"Alguns dos pontos que queremos ver resolvidos passam pela questão do horário de referência, da reforma e da reserva", disse à agência Lusa o presidente da APG, César Nogueira, que hoje vai reunir-se com a ministra da Administração, Anabela Rodrigues, no âmbito das negociações do estatuto profissional da GNR.

 

Depois de Anabela Rodrigues ter apresentado, a 08 de Junho, às associações representativas da Guarda Nacional Republicana a proposta de estatuto, que gerou descontentamento entre os militares da corporação, a APG é a primeira estrutura a reunir com a ministra, estando o encontro marcado para as 16:00

 

César Nogueira adiantou que a APG vai a apresentar à tutela as suas propostas, considerando que o estatuto que os militares pretendem nada tem a ver com o documento proposto inicialmente pela ministra.

 

"O documento entregue pela ministra carece de bastantes alterações, se assim a ministra o entender, caso contrário não fará sentido qualquer tipo de negociação, porque há questões que têm que ficar resolvidas neste estatuto", disse, sublinhando que a proposta da tutela é "o oposto do pretendido para uma força de segurança".

 

"Somos uma força de segurança é assim que queremos nos manter, apesar de termos a condição militar", afirmou, contestando o cariz militar que o Ministério da Administração Interna quer impor à GNR.

 

Ao longo da semana, Anabela Rodrigues mantém reuniões com as restantes quatro associações da GNR.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela