Secções
Entrar

França homenageia e chora vítimas dos atentados de Paris

13 de novembro de 2016 às 10:33

O Presidente francês, François Hollande, abriu este domingo as cerimónias evocativas do primeiro aniversário dos atentados em Paris, onde foram mortas 130 pessoas

O Presidente francês, François Hollande, abriu este domingo as cerimónias evocativas do primeiro aniversário dos atentados em Paris, revelando uma placa no Estádio de França, a norte de Paris, onde foi morta a primeira das 130 vítimas dos jihadistas.

O chefe de Estado descerrou a placa, colocada na porta D do estádio, em Saint-Denis, em homenagem ao português Manuel Dias, de 63 anos, morto pela explosão de uma bomba activada por um terrorista suicida.


Depois de um minuto de silêncio, o filho de Manuel Dias leu um emotivo texto que terminou com "Viva a tolerância, viva a inteligência, viva a França".

Hollande esteve neste primeiro ato com Didier Paillard, presidente da câmara de Saint-Denis, cidade da periferia norte de Paris, onde está localizado o Estádio de França, e boa parte do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Manuel Valls.


Passados cerca de 20 minutos, Hollande saiu de Saint-Denis em direcção ao distrito X da capital francesa, concretamente às esplanadas de bares e restaurantes onde há um ano também houve ataques dos jihadistas e onde se esperava a presidente da Câmara da cidade, Anne Hidalgo.

Estão previstas cerimónias similares, solenes e sem discursos oficiais, em cada um dos locais onde morreram pessoas devido aos atentados, designadamente no Carillon e no Petit Cambodge, depois no Bonne Bière, no Comptoir Voltaire, no Belle Équipe e, por último, no Bataclan.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela