Secções
Entrar

Fogo de Bustelo, Chaves, está 90% dominado

17 de julho de 2022 às 10:12

O presidente da Câmara de Chaves estimou em 2.000 hectares a área ardida neste incêndio que terá tido origem num acidente com o pneu de um camião.

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Bustelo, no concelho de Chaves, está "praticamente dominado", em 90% do perímetro, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

"Está praticamente dominado, com 90% do perímetro dominado e 10% em operações de extinção com recurso a máquinas de rasto", revelou a mesma fonte.

O fogo, que teve início pelas 14:45 de sexta-feira, na zona da aldeia de Bustelo, entrou em fase de resolução cerca das 02:00 de sábado, mas sofreu uma reativação pelas 14:45.

Cerca das 08:00 de hoje, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, combatiam as chamas em Bustelo 214 operacionais apoiados por 68 meios terrestres.

Num primeiro balanço, o presidente da Câmara de Chaves estimou em 2.000 hectares a área ardida neste incêndio que terá tido origem num acidente com o pneu de um camião.

"O incêndio bordejou um conjunto de aldeias, desde Vila Meã, Vilela Seca, foi até à Torre de Ervededo, também à Agrela e, mais recentemente em Bustelo. Uma área muito importante, com uma extensão de fogo muito significativa", afirmou Nuno Vaz aos jornalistas.

Preventivamente, 60 crianças que se encontravam no Parque de Campismo do Açude foram retiradas no sábado devido ao incêndio, anunciou o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela