Secções
Entrar

Fernando Santos garante "máquina afinada" para a estreia da Selecção

28 de maio de 2016 às 13:17

Seleccionador enalteceu hoje a atitude dos jogadores na primeira semana de preparação para o Euro2016 de futebol

O seleccionador português, Fernando Santos, enalteceu hoje a atitude dos jogadores na primeira semana de preparação para o Euro2016 de futebol e quer chegar ao primeiro jogo, com a Islândia, com a "máquina bem afinada e oleada".

Na sua primeira conferência de imprensa desde que Portugal começou a trabalhar na Cidade do Futebol, Fernando Santos destacou o "comportamento exemplar" dos jogadores e garantiu que está a construir "uma equipa muito forte" para o Campeonato da Europa, que arranca a 10 de Junho, em França.

"Esta semana foi um excelente período de trabalho. Os jogadores mostraram muita motivação, muita vontade de interiorizar rapidamente aquilo que queremos implementar a nível estratégico. Estamos a afinar a máquina e a oleá-la bem para quando chegarmos ao dia 14 de Junho", afirmou o técnico de 61 anos.

Para Fernando Santos, o duelo com a Islândia, que será a estreia da selecção nacional no grupo F, poderia ser "já amanhã", tal a vontade que a equipa técnica e os próprios jogadores têm em iniciar a competição.

"Estamos desejosos que chegue o dia 14. Podia ser já amanhã. Desejosos sim, mas não ansiosos. Todos queremos jogar, até todo o povo português. Todos os 11 milhões querem ver Portugal no Europeu", referiu.

O seleccionador nacional assumiu que será uma "desilusão" caso Portugal não consiga alcançar a final do Euro2016, mas também lembrou que a "vida continua".

"Na vida, se tens um objectivo e isso não aconteceu, claro que há desilusão. Mas a vida continua. É o mesmo no futebol. Claro que haverá desilusão, mas o futebol continua", disse.

Fernando Santos desvalorizou a ausência de Cristiano Ronaldo do particular de domingo com a Noruega, um adversário com características semelhantes à Islândia, num jogo que servirá, sobretudo, para "ver como a equipa está a funcionar".

"Irão evoluir todos os 16 jogadores de campo, uns mais outros menos. Servirá para ter uma ideia como está a estratégia da equipa", disse o seleccionador, acrescentado que Ronaldo também é quase baixa certa para o particular com a Inglaterra, a 2 de Junho, em Londres.

Santos desvalorizou ainda o risco de lesões que existem nos jogos particulares antes de uma grande competição, referindo que não vai pedir aos jogadores "para tirarem o pé", e assumiu que vai torcer por Cristiano Ronaldo e Pepe na final da Liga dos Campeões, que vai decorrer hoje em Milão.

"Do lado do Real Madrid temos o Cristiano e o Pepe. Do lado do Atlético Madrid está o Tiago. É um 2-1 e vamos torcer pela maioria", disse.

Para o seleccionador nacional, um triunfo na Champions pode deixar Ronaldo "mais contente" quando chegar ao estágio de Portugal, mas a motivação será a mesma.

"Mais motivado do que ele já está, é difícil, mesmo que ganhe a Liga dos Campeões. Claro que fica mais contente, mas mais motivado não", afirmou.

Fernando Santos referiu ainda que Tiago "é um grande profissional e um grande homem", depois de o médio do Atlético Madrid ter declarado à imprensa desportiva que entendia a decisão do seleccionador em tê-lo deixado de fora dos 23 convocados para o Euro2016.

"Ele conhece-me bem e eu a ele. Ele percebeu o que aconteceu", concluiu o treinador português.

A selecção portuguesa, que treinou durante a manhã na Cidade de Futebol, entra hoje em estágio e viaja na manhã de domingo para o Porto, onde, às 20:45, defronta a Noruega, no Estádio do Dragão.

Na fase final da prova, que arranca a 10 de Junho em França, Portugal vai disputar o grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela