Secções
Entrar

Facebook detecta e anula fraude internacional

14 de abril de 2017 às 20:41

Hackers pretendiam aumentar a rede de amigos virtuais para depois enviar spam

O Facebook anunciou esta sexta-feira que anulou uma operação internacional cujos membros divulgavam a palavra "gosto" e falsos comentários nas contas de utilizadores para garantir contactos e inundá-los de seguida com mensagens indesejáveis.

Diversas contas, designadamente no Bangladesh, Indonésia e Arábia Saudita foram utilizadas pelos autores desta operação, referiu a rede social, precisando que as suas equipas de segurança trabalharam durante seis meses para neutralizar o que qualificaram de campanha coordenada.

"Os nossos sistemas conseguiram identificar uma grande parte desta actividade ilegítima e retirar um número importante de 'gosto' não autênticos", indicou em comunicado Shabnam Shaik, responsável do programa de protecção técnica do Facebook.

O Facebook considera que o objectivo consistia em enganar os seus utilizadores para que se tornassem "amigos" com estas falsas contas e de seguida enviar-lhesspams.

A rede social afirma ter impedido atempadamente este projecto, evitando que os seus utilizadores fossem afectados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela