Secções
Entrar

Explosivo antigo encontrado em praia de Barcelona obriga à evacuação

25 de agosto de 2019 às 17:07

O engenho foi encontrado submergido no mar, a 25 metros da costa e a três de profundidade, refere a agência de notícias espanhola EFE.

A praia de Sant Sebastià em Barcelona, Espanha, foi evacuada hoje depois da descoberta de um engenho explosivo antigo no mar e permanecerá interditada até segunda-feira, quando a Marinha o fizer explodir de forma controlada.

O engenho foi encontrado submergido no mar, a 25 metros da costa e a três de profundidade, refere a agência de notícias espanhola EFE.

A descoberta foi feita casualmente por um elemento do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guardia Civil espanhola, que se encontrava a banhos na praia de Sant Sebastià.

De acordo com o vereador do município de Barcelona responsável pela Segurança, Albert Batlle, os engenheiros da Guardia Civil inspecionaram hoje de manhã o estado do artefacto explosivo, que se revelou ser um projétil aéreo que provavelmente remonta à guerra civil espanhola, travada na década de 1930.


Depois da inspeção ao achado, as autoridades evacuaram a praia, por precaução, ao início da tarde.

Citado pela agência de notícia espanhola, o autarca informou que o explosivo tem 1,10 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro e foi concluído que "é potencialmente perigoso manipulá-lo".

Por isso, foi solicitada a ajuda de especialistas da Marinha provenientes de Cartagena (Múrcia), que chegam a Barcelona na segunda-feira.

Nessa altura, os militares vão levar fazer uma explosão controlada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela