Secções
Entrar

Explosão em tribunal no Paquistão faz dez mortos

02 de setembro de 2016 às 09:13

Pelo menos dez pessoas morreram e 40 ficaram feridas depois de um bombista suicida atacar hoje um tribunal distrital na cidade paquistanesa de Mardan

O bombista atirou granadas de mão antes de fazer detonar um colete de explosivos entre a multidão, segundo explicou o responsável da polícia Faisal Shehzad à agência AFP.

"Pelo menos dez pessoas morreram", incluindo dois polícias, disse.

Nenhum grupo reivindicou, até agora, o ataque, que acontece três semanas depois de outra explosão suicida matar vários advogados na cidade de Quetta.

A comunidade jurídica do Paquistão é frequentemente alvo de ataques por militantes, também conhecidos por atingirem escolas.

Hoje foi também atacado um bairro cristão em Warsak Dam, perto de Peshawar, e quatro bombistas suicidas foram mortos durante uma troca de tiros com as forças de segurança.

Os soldados, apoiados por helicópteros, trocaram tiros com os militantes que envergavam coletes suicida e que tentavam atacar o bairro perto de Warsak Dam, a norte de Peshawar, indicou o exército.

"Quatro bombistas suicida com armas e munições entraram no bairro cristão de Warsak depois de agredirem um segurança às 05h50 (01h50 em Lisboa)", pode ler-se num comunicado do exército paquistanês.

"As forças de segurança responderam prontamente e cercaram a zona. Foram trocados tiros e os quatro terroristas foram mortos", diz o comunicado, acrescentando que dois paramilitares, um polícia e dois seguranças ficaram feridos.

A situação encontra-se agora "sob controlo", com as tropas a efectuarem buscas casa a casa na zona.

Discriminação e violência contra minorias religiosas são comuns no Paquistão, onde os muçulmanos são mais de 90% da população.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela