Secções
Entrar

Exames nacionais do secundário começam sexta-feira com 150 mil alunos inscritos

16 de junho de 2022 às 11:50

Pelo terceiro ano consecutivo os alunos só precisam de realizar provas para acesso ao ensino superior, estando suspensa a regra que exigia a realização de provas para a conclusão de ciclo.

Os exames nacionais do ensino secundário começam esta sexta-feira, estando inscritos quase 150 mil alunos que deverão realizar 263 mil provas, segundo dados do Ministério da Educação.

Pelo terceiro ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, os alunos do secundário só vão precisar de realizar provas para acesso ao ensino superior, estando suspensa a regra que exigia a realização de provas para a conclusão do secundário.

Um em cada três alunos inscritos tem como objetivo o acesso ao ensino superior (74%), seguindo-se os casos em que o objetivo é melhorar a nota (21%) ou conseguir ter positiva à disciplina (6%).

Para a 1.ª fase dos exames, que começa sexta-feira e termina a 6 de Julho, estão inscritos 148.844 alunos, que deverão realizar 263.330 provas. Ou seja, cada aluno irá fazer, em média, 1,77 exames.

As provas com mais alunos inscritos são Biologia e Geologia (cerca de 45 mil inscritos),Português, (43 mil), Física e Química (42 mil) e Matemática A (cerca de 40 mil).

A 1.ª fase começa com a prova de Português do 12.º ano, às 09:30, hora em que também os alunos estrangeiros inscritos do 9.º ano, estarão a realizar a prova de Português Língua Não Materna da manhã.

A 1.ª fase termina a 06 de julho com os alunos do 11.º ano a realizar as provas de Geometria Descritiva (9:30) e História B (14:00).

Este ano, tal como aconteceu nos dois últimos anos, as provas voltam a ter perguntas opcionais, mas em menos percentagem.

As pautas com as notas dos alunos do ensino básico serão afixadas a 11 de Julho, enquanto as notas dos alunos do secundário só serão conhecidas a 19 de julho.

A 1ª fase das candidaturas ao concurso nacional de acesso ao ensino superior decorre entre os dias 25 de julho e 08 de agosto.

A situação pandémica no país, levou a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) a manter, novamente este ano, a regra que prevê que os alunos infetados com covid-19 no dia em que deveriam realizar os exames nacionais os possam fazer na 2.º fase e concorrer à 1.º fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela