Secções
Entrar

Estados com planos aprovados devem receber fundos até junho

24 de fevereiro de 2021 às 11:49

O titular da pasta do Planeamento vincou ainda ser "necessário" que os 27 concluam o processo de decisão sobre os recursos próprios, tendo a presidência programado que estes possam ser concluídos até meados de abril.

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira que os Estados-membros que tenham os planos aprovados até abril deverão receber os primeiros fundos até junho, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

"Temos planeado que, para os Estados com planos aprovados [até abril], possam receber os primeiros fundos até junho", adiantou Nelson de Souza, numa audição parlamentar na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

O governante sublinhou que a presidência portuguesa da União Europeia traçou como principais objetivos por em vigor o regulamento de recuperação e resiliência e o pacote dos fundos estruturais.

O regulamento do pacote de recuperação e resiliência, apontou, já foi publicado, em 18 de fevereiro, o que vai permitir a apresentação formal dos planos de cada Estado-membro.

O titular da pasta do Planeamento vincou ainda ser "necessário" que os 27 concluam o processo de decisão sobre os recursos próprios, tendo a presidência programado que estes possam ser concluídos até meados de abril.

"Até ao final de abril estarão criadas as condições para que a Comissão Europeia emita a dívida que lhe permitirá financiar o pacote do 'Next Generation EU', ou seja, proceder à contratação e pagamento deste plano de recuperação", precisou.

Já no que se refere aos fundos estruturais, Nelson de Souza disse que a respetiva regulamentação é já um "dossier fechado", sendo que, em abril, será aprovada, "em definitivo", pelo Conselho.

A partir daí podem ser apresentados os acordos de parceria "que permitirão a aprovação dos planos operacionais".

Se tal acontecer, "cumpriremos na íntegra [o objetivo] de levar ao terreno os instrumentos europeus que nos permitirão, em cada Estado, a aplicação dos instrumentos de recuperação e resiliência e dos fundos estruturais ainda no decorrer da Presidência portuguesa", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela