Secções
Entrar

Ensino pré-escolar vai ter 1.300 novas vagas no próximo ano letivo

14 de julho de 2021 às 21:01

No total, as 1.300 vagas traduzem-se em mais de 50 novas salas do pré-escolar, segundo Tiago Brandão Rodrigues.

Os estabelecimentos de ensino pré-escolar vão contar com 1.300 novas vagas no próximo ano letivo, indicou esta quarta-feira o ministro da Educação, explicando que a medida pretende ajudar a mitigar desigualdades agravadas pela pandemia.

No total, as 1.300 vagas traduzem-se em mais de 50 novas salas do pré-escolar, segundo Tiago Brandão Rodrigues, que está a ser ouvido em audição regimental pela comissão parlamentar da Educação.

"As desigualdades são profundas, diversas e tendem a acumular-se nos contextos mais frágeis e é nesses contextos onde a oferta da educação pré-escolar é mais importante", justificou, referindo que essas desigualdades, que já existiam, foram agravadas no último ano devido à pandemia da covid-19.

"Uma crise tende a afetar de forma mais dramática aqueles que já se encontravam em condições mais vulneráveis e é aí que o Estado tem de entrar, procurando soluções efetivamente inclusivas e eficazes para promover a igualdade de oportunidades", acrescentou.

O ministro referiu ainda que as novas salas de pré-escolar vão permitir coadjuvar o trabalho das mais de 300 salas e 7.500 vagas abertas desde o ano letivo 2016/2017.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela