Emanuel Silva quer fazer seis Jogos Olímpicos
"Tenho 30 anos e já participei em quatro competições olímpicas. Penso que, se tudo correr bem, poderei fazer mais dois Jogos Olímpicos sem problemas", destacou o canoísta do Sporting
O canoísta Emanuel Silva revelou hoje, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, que deseja cumprir seis Jogos Olímpicos e competir até aos 38 anos.
"Actualmente, tenho 30 anos e já participei em quatro competições olímpicas. Penso que, se tudo correr bem, poderei fazer mais dois Jogos Olímpicos sem problemas", destacou o canoísta do Sporting.
Emanuel Silva congratulou-se com a realização da Semana Europeia do Desporto e considerou que o apoio ao desporto escolar e aos jovens continua a ser altamente deficitário em Portugal, apelando aos responsáveis pelas altas esferas desportivas nacionais que comecem já a trabalhar e a agir.
"Nós, os atletas, temos feito o nosso trabalho. Eles, os responsáveis do Governo, do COP e das federações que façam o deles. E espero que comecem já a projectar e a trabalhar para os Jogos Olímpicos de Tóquio. E não esperem por 2020, o último ano da preparação olímpica, para tomarem decisões", frisou Emanuel Silva.
O medalha de prata nos Jogos Olímpicos Londres2012 em K2 1.000 metros espera que as federações tenham mais verbas para gastarem com a preparação olímpica, para que possam dar "um maior apoio e garantir a contratação a tempo e horas de técnicos, médicos e fisioterapeutas".
"Enfim, de tudo o que é necessário para melhorarmos a preparação para uns Jogos Olímpicos. Nós, os atletas, só queremos remar, competir e ganhar. Não queremos andar constantemente preocupados com as condições de treino, de estágios, etc.", adiantou Emanuel Silva.
O canoísta português, que ficou a apenas 22 centésimos de segundo de atingir o pódio nos recentes Jogos do Rio de Janeiro (foi quarto classificado), já aponta aos Campeonatos da Europa, em Março de 2017, e aos Mundiais, agendados para Agosto do mesmo ano. "Esses serão os meus focos principais".
Edições do Dia
Boas leituras!