A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Deputados aprovam relatório que propõe Impeachment de Dilma
Agora, os 513 deputados vão a votação no Domingo. Impeachment ou não Impeachment de Dilma?
A comissão especial da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o relatório que propõe a destituição (impeachment) da Presidente Dilma Rousseff.
O relatório do deputado Jovair Arantes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi aprovado na comissão com 38 voos a favor e 27 contra.
Agora, o texto será apreciado pela Câmara dos Deputados, mas o processo só implicará o afastamento de Dilma Rousseff se recolher mais de dois terços dos votos dos parlamentares.
O texto hoje aprovado recomenda a continuidade do processo contra a chefe de Estado, alegando que ela deve ser processada porque há indícios de que cometeu crime de responsabilidade.
Dilma Rousseff é acusada de promover as chamadas "pedaladas fiscais" (atraso nas transferências de dinheiro devido pelo Governo aos bancos para melhorar as contas públicas) e de assinar seis decretos que autorizaram despesas extras sem aprovação do Congresso.
Impeachment ou não impeachment? Domingo é dia de votação
A partir de sexta-feira, o Parlamento, composto por 513 deputados, vai considerar a destituição de Dilma Rousseff. Para o Impeachment de Dilma acontecer, serão necessários os votos favoráveis de, pelo menos, dois terços do Parlamento (242 votos). A votação está prevista para o próximo domingo.
Depois de passar pelo Parlamento, o processo terá que ser validado pelo Senado. Caso de concretize, Dilma Rousseff será suspensa de funções por 180 dias, sendo substituída pelo vice-presidente Michel Temer, do PMDB, partido da oposição.
Artigos recomendados
As mais lidas
PSOE e Podemos apresentam medida para proibir futebol nos recreios: "Desporto tóxico"
07 de fevereiro de 2026 às 15:24Gabriela Ângelo
Rebentou um segundo dique no rio Mondego
12 de fevereiro de 2026 às 12:34Luana Augusto
Maria Lúcia Amaral. Caiu a ministra que ia sempre almoçar a casa
10 de fevereiro de 2026 às 21:31Marco Alves
Diques do rio Mondego em risco de colapsar: "Se rebentar é uma bomba"
11 de fevereiro de 2026 às 08:33Luana Augusto
Vitória esmagadora de Seguro nas Presidenciais: acompanhe todas as reações
08 de fevereiro de 2026 às 23:45SÁBADO