Secções
Entrar

Covid-19: Mortalidade em Portugal com tendência decrescente

29 de julho de 2022 às 20:45

O índice de transmissibilidade (RT) é inferior a 1 em todo o país. A mortalidade específica por covid-19 situa-se em 17,7 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes.

A covid-19 em Portugal mantém uma incidência muito elevada, embora com tendência decrescente, e a mortalidade pela doença tende igualmente a diminuir e está abaixo do limiar europeu, refere esta sexta-feirao relatório semanal de monitorização da situação epidemiológica.

O relatório, elaborado por técnicos da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, recomenda a manutenção das medidas de proteção individual (como o uso de máscaras), a vacinação de reforço e a "comunicação frequente destas medidas à população".

Segundo o documento, que data de quarta-feira e é divulgado semanalmente todas as sextas, o número de novos casos de infeção por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos sete dias, foi de 284 casos, com tendência decrescente a nível nacional e em todas as regiões, exceto nos Açores, que apresentou uma tendência estável.

O índice de transmissibilidade (Rt) é inferior a 1 em todo o país, indicando "uma tendência decrescente de novos casos".

A mortalidade específica por covid-19 situa-se em 17,7 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, com uma "tendência decrescente", mas está associada em parte a um excesso de mortalidade por todas as causas face aos valores esperados para a época do ano. "Este valor é inferior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por 1.000.000 habitantes, definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC)", indica o documento.

O relatório revela que o número de internamentos hospitares em unidades de cuidados intensivos no território continental tende a estar estável, "correspondendo a 21,2% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas". O rácio entre o número de pessoas internadas e infetadas foi de 0,20, "indicando uma menor gravidade da infeção, à semelhança do observado desde o início de 2022".

A linhagem BA.5 da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 (que causa a covid-19) "continua a ser claramente dominante" em Portugal, apresentando "uma maior capacidade de transmissão, a qual é potencialmente mediada por mutações [genéticas] adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou pela sua capacidade de evasão à resposta imunitária".

A covid-19 é uma doença respiratória que se tornou numa pandemia em 11 de março de 2020, depois de o SARS-CoV-2, detetado em finais de 2019 na China, se ter disseminado rapidamente pelo mundo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela